Na Grande Belém foi comemorado o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), o evento que busca promover e incentivar o uso de Software Livre. A edição 2018 ocorreu no sábado, 15 de setembro de 2018, nas instalações da Universidade da Amazônia (UNAMA) Campus Ananindeua e foi organizado pela ParaLivre, Comunidade Paraense de Software Livre. O evento foi direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer profissionais da área e trocar informações sobre o mundo do software livre. O SFD 2018 contou com palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas livres, além de muito networking.

As palestras ministradas no evento foram:

No final da manhã tivemos ainda a mesa redonda "Software Livre no Pará: história e prospecção" com os seguintes debatedores: Alexandre Viana (Virtual Link), Raimundo Xavier (SERPRO), Tarcisio Lemos (IFPA Paragominas), José Roberto da Costa Ferreira (ParaLivre), André Henrique de Oliveira Santos (União Geek), Jakelyne Machado Lima, Jean Arouche e Felipe Carrara Couto (UNAMA).

Durante a tarde foram realizados os seguintes minicursos:

  • Desenvolvimento de Sites com CMS Joomla por José Roberto da Costa Ferreira (ParaLivre);
  • Instalação e Utilização do Linux Educacional por Antonio Andrei Lima da Silva e Kayton Shimoda (IFPA Castanhal) e
  • Scratch: desenvolvimento de animações e jogos através de blocos por Jacqueline Cristina Teixeira do Rosário (IFPA Castanhal)

O Software Freedom Day foi o primeiro evento realizado pela recém-criada Comunidade Paralivre e contou com um público que teve bastante interesse em conhecer a filosofia do software livre. Importante citar que tivemos participantes vindos de Castanhal e Paragominas, além de alunos da Escola Estadual Dom Alberto Gaudêncio Ramos de Ananindeua.

A ParaLivre agradece inicialmente o apoio da UNAMA Ananindeua que ofereceu a infraestrutura necessária para o sucesso do evento. Aos professores desta instituição: Marcia Homci, Van Glauco Sarraf Moraes, Jakelyne Machado Lima, Jean Arouche e Felipe Carrara Couto. Aos voluntários que auxiliaram com muito esmero a organização do evento: Alfa Marine Ferreira, Vanessa Duarte, Joviano Alves Júnior, Welligton Dias, André Pantoja, Felipe Nazaré, André Pinho, Lívia Guimarães e Jackeline Santos. Aos palestrantes que se disponibilizaram em compartilhar seus conhecimentos: André Henrique, Edson Magalhães, Renato Hidaka, Tarcísio Lemos, José Roberto, Alexandre Viana, Raimundo Xavier, Antonio Andrei, Kayton Shimoda e Jacqueline Cristina. A bela iniciativa da professora Eronildes Nascimento que foi a responsável em trazer os alunos da Escola Gaudêncio Ramos.
O agradecimento também vai para as seguintes empresas: VirtualLink, Plugue Insights, União Geek, Casa do Código e e-Cursos Brasil que disponibilizaram diversos brindes, como vouchers, descontos em cursos e livros para sorteio entre os participantes do evento. E o agradecimento final vai para o público presente, pois foi observado o grande respeito e interesse dos participantes pelos assuntos abordados pelos palestrantes. No total tivemos 190 participantes em todo o evento.

FOTOS