O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) realizado no dia 24 de abril de 2021 foi marcado no estado do Pará por um detalhe bem interessante, pela primeira vez o Pará foi o estado com a maior quantidade de cidades que realizaram o evento, sete no total: Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Bragança, Capitão Poço, Castanhal e Paragominas. A Comunidade Paraense de Software Livre (ParaLivre) colaborou com as coordenações das cidades em diversas atividades.

O FLISoL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Seu principal objetivo, além de promover o uso do Software Livre, é esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica.
Como ainda estamos em pandemia, devido à COVID-19, o FLISOL foi realizado remotamente em todas cidades.

Em Belém, Bragança e Capitão Poço as palestras aconteceram somente pela parte da manhã. Em Ananindeua e Paragominas as atividades se desenvolveram pela manhã e tarde. Já em Abaetetuba e Castanhal a programação com as diversas atividades aconteceram pela manhã, tarde e noite.

Falando em números do evento e contabilizando as diversas atividades como palestras, apresentações de trabalhos e oficinas realizadas nas sete cidades paraenses que organizaram o FLISOL 2021, tivemos 50 atividades sendo apresentadas, totalizando mais de 28 horas de transmissão de conteúdos sobre tecnologias e filosofias relacionadas ao Software Livre.

Seguem abaixo todas as atividades que foram realizadas nas sete cidades paraenses, com seus respectivos links dos vídeos:

Abaetetuba

Ananindeua

Belém

Bragança

Capitão Poço

  • Vitor Castro - O Poder do Elefante Azul: O Banco de Dados PostgreSQL;
  • Evelin Cardoso - Software Livre como Ferramenta de Democratização do acesso à Informação;
  • Klaibson Borges - OnlyOffice - Sua Nova Suíte de Escritório e
  • Cleber Soares - Software Livre no Comando: Active Directory com SAMBA 4.

Castanhal

Paragominas


Mais uma vez os coordenadores e as coordenadoras do FLISoL 2021 no Pará estão de parabéns pelo belo trabalho que foi executado e a todos que colaboraram para a realização deste evento nas sete cidades paraenses, incluindo as empresas e instituições de ensino que apoiaram o evento. Aos palestrantes que se dispuseram a dividir seus conhecimentos, aos voluntários que ajudaram a organização do evento e claro, aos participantes, pois todos sabemos todas as dificuldades encontradas para acompanhar um evento on-line pois ainda estamos enfretando a pandemia da COVID-19.

Para 2022 fica a expectativa para que mais cidades paraenses realizem o FLISoL objetivando que mais pessoas sejam impactadas com os benefícios da utilização de Software Livre em suas vidas pessoais e profissionais.